Ana Paula Michelin - Sociedade Individual de Advocacia - CNPJ 48.338.699/0001-20

Menu Principal Ana Paula Michelin - Sociedade Individual de Advocacia - CNPJ 48.338.699/0001-20

Home
Sobre nós
Áreas de Atuação
Artigos
Localização
Contato
Ana Paula Michelin - Sociedade Individual de Advocacia - CNPJ 48.338.699/0001-20
Home
Sobre nós
Áreas de Atuação
Artigos
Localização
Contato
Ana Paula Michelin - Sociedade Individual de Advocacia - CNPJ 48.338.699/0001-20 HomeSobre nósÁreas de AtuaçãoArtigosLocalizaçãoContato
Artigos

TRABALHADOR COM AJG PERDEU A AUDIÊNCIA E O PROCESSO FOI ARQUIVADO. É NECESSÁRIO PAGAR CUSTAS PARA EN

A 3ª Turma do TRT da 9ª Região decidiu que não é obrigatório pagar as custas processuais pendentes para ajuizar uma nova reclamação trabalhista, mesmo quando o processo anterior foi arquivado por ausência injustificada do trabalhador na audiência inicial.

Leia mais

GOLPE DO FALSO ADVOGADO: SAIBA COMO SE PROTEGER!

Criminosos estão se passando por advogados ou escritórios jurídicos para enganar vítimas, usando nomes reais, fotos, número da OAB e até dados verdadeiros de processos. O objetivo é sempre o mesmo: exigir pagamentos indevidos com promessas de liberação de valores judiciais.

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RETROATIVA? ENTENDA A RECENTE DECISÃO DO STF SOBRE O TEMA!

O STF decidiu que a contribuição assistencial não pode ser cobrada de forma retroativa, mesmo após ter reconhecido, em 2023, a constitucionalidade da cobrança para todos os empregados, sindicalizados ou não, desde que exista direito de oposição.

Leia mais

RECREIO ESCOLAR INTEGRA JORNADA DE TRABALHO DO PROFESSOR? VEJA O QUE DISSE O STF!

O Supremo Tribunal Federal definiu que o recreio na educação básica e o intervalo entre aulas no ensino superior devem ser considerados tempo de trabalho.

Leia mais

FÉRIAS VENCIDAS: QUAIS SÃO OS DIREITOS DO TRABALHADOR E OS RISCOS PARA A EMPRESA

As férias vencidas acontecem quando o colaborador não usufrui do período de descanso dentro dos 12 meses seguintes ao período aquisitivo. Quando isso ocorre, a empresa passa a assumir obrigações e riscos importantes!

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE MUDANÇA DE ENDEREÇO

Para melhor atender nossos clientes, informamos que o escritório agora está em um novo endereço, com mais conforto e praticidade

Leia mais

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE: SAIBA QUANDO TRABALHADORES TÊM DIREITO E COMO DIFERE DA INSALUBRIDADE

Você sabe a diferença entre insalubridade e periculosidade? Apesar de ambos serem adicionais pagos sobre o salário, o risco que cada um representa é diferente:

Leia mais

GESTANTE EM LOCAL INSALUBRE PODE PEDIR AFASTAMENTO OU MUDANÇA DE FUNÇÃO SEM PERDER DIREITO

O STF decidiu que a gestante tem direito ao adicional de insalubridade mesmo durante o período de afastamento das atividades laborais, independente de laudo médico (ADI 5938).

Leia mais

TRABALHADOR TEM DIREITO A ADICIONAL DE INSALUBRIDADE: CONFIRA PERCENTUAIS E REGRAS

Se sua atividade profissional expõe você a agentes nocivos à saúde (químicos, físicos ou biológicos) você pode ter direito ao adicional de insalubridade, garantido pela CLT (Art. 189) e regulamentado pela NR-15 do Ministério do Trabalho.

Leia mais

PEDIDO DE DEMISSÃO DE GESTANTE SÓ VALE SE HOMOLOGADO PELO SINDICATO OU MINISTÉRIO DO TRABALHO

O TST reforçou: a estabilidade da gestante é um direito irrenunciável. Mesmo que a trabalhadora queira pedir demissão, a rescisão só é válida se houver assistência do sindicato ou, na ausência deste, da autoridade competente do Ministério do Trabalho ou Justiça do Trabalho.

Leia mais

AMIGO PODE SER TESTEMUNHA? DESCUBRA SE A AMIZADE ATRAPALHA NO PROCESSO TRABALHISTA

Em processos trabalhistas, é comum surgir a dúvida: um amigo pode ser testemunha? A resposta é sim, desde que não se trate de amizade considerada íntima, situação em que a imparcialidade da pessoa pode ser questionada.

Leia mais

LICENÇA PATERNIDADE - QUANTOS DIAS EU TENHO DIREITO?

Pela regra geral, o trabalhador tem direito a 5 DIAS CORRIDOS de afastamento, contados a partir do nascimento ou da adoção da criança (ADCT 10, § 1º).

Leia mais

EMPREGADOR PODE USAR A IMAGEM DO FUNCIONÁRIO? ENTENDA OS LIMITES LEGAIS

O uso da imagem do empregado por parte do empregador precisa seguir regras claras, respeitando os direitos fundamentais do trabalhador.

Leia mais

DIA DO CLIENTE

No Direito, cada caso é único. Mas todos têm algo em comum: a confiança que nossos clientes depositam em nosso trabalho.

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO GANHA 10% A MAIS POR EXERCER FUNÇÃO EXCLUSIVA DE ENFERMEIRO

Você sabia que a tarefa de punções arteriais são atos privativos de enfermeiros, segundo a Resolução nº 732/2022 do Cofen?

Leia mais

EMPRESA DE URBANIZAÇÃO É CONDENADA POR NÃO OFERECER BANHEIRO E REFEITÓRIO A PEDREIRO

Um trabalhador da Companhia de Urbanização de Goiânia atuava o dia inteiro em vias públicas, mas sem acesso a banheiro, local para refeições ou vestiário adequado. A empresa alegou que, por ser serviço externo, não tinha obrigação de oferecer essa estrutura.

Leia mais

CONCESSIONÁRIA TERÁ DE INDENIZAR AGENTE DE PEDÁGIO ATROPELADA POR MOTORISTA QUE NÃO QUERIA PAGAR

Uma agente de pedágio foi gravemente ferida por um motorista que deu marcha à ré para fugir do pagamento na Rodovia Anhanguera (SP). A funcionária, ainda em fase de treinamento, sofreu lesões permanentes no tornozelo e teve sua capacidade de trabalho reduzida.

Leia mais

MULTINACIONAL É CONDENADA A INDENIZAR TRABALHADORA PROIBIDA DE USAR BRINCOS E JORNADA EXCESSIVA

Uma ex-propagandista da Unilever será indenizada por ter sido vítima de perseguição no ambiente de trabalho. Entre os abusos, estava a proibição de usar brincos, cobranças por metas inalcançáveis e críticas constantes feitas pela supervisora na frente de colegas.

Leia mais

ATENDIMENTO HUMANIZADO

No escritório Ana Paula Michelin cada cliente traz mais do que um processo, traz uma história. Por isso, o atendimento humanizado é parte importante do nosso trabalho. Escutamos com atenção, acolhemos com respeito e conduzimos cada caso com empatia.

Leia mais

DIA DO ADVOGADO

Hoje é dia de celebrar quem faz a justiça acontecer todos os dias dentro do nosso escritório.

Leia mais

TRABALHADORA COM CONTRATO INTERMITENTE TEM DIREITO A ESTABILIDADE DA GESTANTE

SIM! Em 2022, o TST reconheceu o direito à estabilidade da gestante no contrato intermitente.

Leia mais

CONFIRA 6 MENTIRAS QUE PODEM GERAR DISPENSA POR JUSTA CAUSA

Seja para conseguir um benefício, justificar uma falta ou parecer mais qualificado, a mentira no ambiente profissional é uma falta grave.

Leia mais

EMPREGADAS GESTANTES E LACTANTES PODEM SER EXPOSTAS A AMBIENTES INSALUBRES?

Segundo a CLT, a gestante deve ser afastada de qualquer atividade considerada insalubre, INDEPENDENTEMENTE DO GRAU, seja leve, médio ou grave, durante toda a gestação.

Leia mais

SEU EMPREGADOR JÁ SE ADEQUOU ÀS ATUALIZAÇÕES DA NR-1?

Você sabia que a NR-1 foi atualizada e agora garante mais segurança e transparência para o trabalhador?

Leia mais

JUSTIÇA PODE PENHORAR ATÉ 50% DO SALÁRIO DE SÓCIO PARA PAGAR DÍVIDA TRABALHISTA!

A 3ª Turma do TST firmou um novo entendimento: é possível penhorar até metade do salário de sócios de empresas executadas em ação trabalhista, desde que respeitado o limite mínimo de um salário-mínimo para sua subsistência.

Leia mais

ATRASO RECORRENTE DO SALÁRIO PODE OCASIONAR A RESCISÃO INDIRETA COM PAGAMENTO DE TODOS OS DIREITOS

Quando o empregador atrasa o pagamento do salário de forma constante, ele está descumprindo uma das principais obrigações do contrato de trabalho.

Leia mais

TRABALHADOR QUE USAVA EPI QUEBRADO SE MACHUCA E VAI RECEBER INDENIZAÇÃO E PENSÃO VITALÍCIA DA USINA

Mesmo experiente, um cortador de cana feriu o pé com um facão enquanto trabalhava com equipamento de proteção danificado. A empresa tentou transferir a culpa ao empregado, alegando erro do próprio trabalhador.

Leia mais

EMPRESA DE CALÇADOS É CONDENADA A CRIAR PROGRAMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PARA EMPREGADOS

O caso teve início após o MPT ajuizar ação com pedido de tutela inibitória, alegando que a empresa manteve irregularidades, principalmente riscos ergonômicos, mesmo após ser autuada.

Leia mais

MITOS X VERDADES SOBRE DIREITOS TRABALHISTAS

Muitas informações circulam por aí, mas nem todas estão corretas.

Leia mais

QUEM TEM FILHO COM ATÉ 6 ANOS OU DEFICIÊNCIA TÊM PRIORIDADE NA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA

A Lei "Emprega + Mulheres", de 2022, tem como objetivo promover a inserção das mulheres no mercado de trabalho e apoiar a parentalidade na primeira infância.

Leia mais

WHATSAPP FORA DO EXPEDIENTE PODE GERAR HORA EXTRA?

Se a empresa mantém contato frequente com o colaborador fora do horário de trabalho, cobrando tarefas, passando orientações ou fazendo cobranças, isso pode ser entendido como tempo à disposição.

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO NA MIRA DA JUSTIÇA

A medida, estabelecida pelo Ato Conjunto TST. CSJT.GP.CGJT nº 4/2025, visa aumentar a responsabilidade das empresas, além de impulsionar a recuperação de recursos públicos com gastos previdenciários decorrentes de acidentes.

Leia mais

123
Seta para seguir
Acesso Rápido
Home
Sobre nós
Áreas de Atuação
Artigos
Localização
Contato
Contatos

(51) 3391-1175

(51) 9.9121-1175
Redes Sociais

Onde Estamos
Av. Ipiranga, 40, sala 1801, Praia de Belas, Porto Alegre/RS, CEP 90160-090 - Trend City Center Offices Traçar Rota

Cadastre-se e receba nossas novidades!

 Fale Conosco
© 2026 - Ana Paula Michelin - Sociedade Individual de Advocacia - CNPJ 48.338.699/0001-20 - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesLogo Construsite Brasil